Cursos

ENSINO MÉDIO

O ensino médio destina-se aos candidatos que tenham concluído o ensino fundamental e compõe-se por duas partes: Base Nacional Comum e Parte Diversificada.
As disciplinas da Base Nacional Comum, direcionadas para a formação geral do estudante, são as já tradicionalmente estudadas, como Língua Portuguesa e Literatura, Matemática, História, Geografia, Química, Física, Biologia, Educação Física e Artes.
As disciplinas da Parte Diversificada objetivam ao desenvolvimento de capacidades e de condutas importantes na atualidade, visando à formação para o exercício da cidadania e preparação para o trabalho. O oferecimento dessas disciplinas é diferenciado nas Etecs, as quais dispõem de autonomia para optar por projetos, pelo ensino de filosofia, de sociologia e/ou espanhol. O inglês, que também integra a Parte Diversificada, é obrigatório no ensino médio.


ENSINO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO

O ensino técnico integrado ao ensino médio destina-se aos candidatos que tenham concluído o ensino fundamental e compõe-se das partes relativas ao ensino médio (base nacional comum e parte diversificada) e da formação profissional (ensino técnico).
Os cursos são organizados por séries. Cada curso é composto por 3 (três) séries. Cada série terá duração de um ano. As séries cursadas darão ao aluno, em sua maioria, uma qualificação profissional com direito a um certificado parcial.
Ao aluno concluinte do curso técnico integrado ao ensino médio será conferido e expedido o diploma de Técnico, que lhe dará o direito de exercer as atividades inerentes ao técnico, como também lhe dará o direito de continuidade de estudos no nível da Educação Superior.

ENSINO TÉCNICO PRESENCIAL

O objetivo do ensino técnico é proporcionar habilitação profissional.
Os cursos técnicos estão organizados em módulos. Cada curso é composto por 2 (dois), por 3 (três) ou por 4 (quatro) módulos. Cada módulo terá a duração de um semestre.
Os módulos cursados darão ao aluno, em sua maioria, uma qualificação profissional com direito a um certificado parcial.
O conjunto de certificados dos módulos cursados que formam um curso técnico darão direito ao diploma de técnico, desde que o aluno já tenha concluído o ensino médio.


ENSINO TÉCNICO SEMIPRESENCIAL  (modalidade de Educação a Distância - EAD)

O Centro Paula Souza oferece, também, em suas Etecs, três cursos técnicos semipresenciais, na modalidade de Educação a Distância, que combinam 40% atividades de aprendizagem desenvolvidas em encontros presenciais e 60% em situações não-presenciais.
Tal como os presenciais, esses cursos são constituídos de três módulos desenvolvidos no período de um ano e meio (três semestres), e conforme o mesmo calendário letivo dos cursos presenciais das Etecs.
Em cada módulo, o curso se desenvolverá em 20 semanas, cada uma delas com 6 horas-aula semanais de trabalho presencial e 10 (dez) horas de trabalho a distância.
Os alunos poderão, eventualmente, contar com o Orientador de Aprendizagem para atendimento de apoio fora dos encontros presenciais, conforme a disponibilidade de tempo e o horário de possível atendimento pelo mesmo.
Os certificados de qualificação profissional técnica do 1º e do 2º módulos e o diploma de técnico correspondente à conclusão do 3º módulo, darão direito à Habilitação Profissional Técnica de nível médio.