Técnico em Transporte Metroferroviário

O TÉCNICO EM TRANPORTE METROFERROVIÁRIO é o profissional que atua na coordenação da circulação de veículos metroferroviários. Controla e programa os horários de circulação de trens. Administra e controla atividades de pátios e terminais. Opera equipamentos e sistemas de sinalização, telecomunicações a bordo utilizados nos sistemas metroferroviários. Manobra equipamentos e veículos metroferroviários. Atua nos Centros de Controle. Presta serviços de apoio ao usuário e supervisão de equipe de trabalho. Preenche relatórios, planilhas, documentos de despacho, diário operacional e boletins de ocorrência. Coordena e orienta equipes de profissionais envolvidos com a operação.

Mercado de trabalho: instituições públicas e privadas do sistema metroferroviário; concessionárias; órgão de controle e regulação; empresas de projeto, operação ou consultoria no setor metroferroviário.

 

A ETEC de São Paulo é a única ETEC a oferecer os cursos na área de Transportes. Os alunos destas habilitações realizam diversas visitas técnicas monitoradas nas principais companhias do transporte público da cidade de São Paulo, METRO, CPTM, VIA QUATRO, SPTRANS E CET.

Todos os professores especialistas da área são profissionais atuantes em uma destas empresas. Portanto, é possível vivenciar, na prática, situações do cotidiano que possibilitam um aprendizado mais sólido e significativo.

Para os estudantes que já trabalham na área destes cursos e procuram uma melhor colocação no mercado de trabalho, esta é uma ótima oportunidade para se aperfeiçoar e buscar uma carreira profissional promissora.

Organização Curricular do Curso Técnico em Transporte Metroferroviário