Técnico em Automação Industrial

TÉCNICO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL é o profissional que projeta, instala, programa, integra e realiza manutenção em sistemas aplicados a automação e controle; analisa especificações de componentes e equipamentos que compõem sistemas automatizados; coordena equipes de trabalho e avalia a qualidade de dispositivos e sistemas automatizados. Programa, opera e mantém os sistemas automatizados respeitando normas técnicas de segurança. O curso é oferecido na ETESP desde 2003.

Mercado de trabalho: indústrias petroquímicas, automobilísticas, alimentícias e de energia; laboratórios de controle de qualidade, de manutenção e pesquisa; empresas de prestação de serviços; profissional autônomo.

 

Desde 2013, os laboratórios vêm sendo modernizados com a aquisição de vários equipamentos e materiais. É uma das áreas em que mais ocorrem cursos de capacitação e atualização técnica para professores.

Com professores graduados, especialistas e mestres que possuem larga experiência no mercado de trabalho, as melhores experiências práticas são levadas para a sala de aula que, somada à sólida base teórica, resultam em um método de ensino diferenciado, proporcionando aos alunos um conteúdo que vai além do conceitual e que mostra a realidade da formação no mercado de trabalho.

O curso apresenta um modelo pedagógico interdisciplinar e integrado às demais disciplinas, proporcionando ao estudante, um conhecimento formal e profissional desde o início do curso.

Apresenta também a devida infraestrutura, com laboratório de informática multifuncional e laboratórios específicos de Elétrica, Eletrônica e Automação com kits para aulas práticas e com simuladores.

 

Organização Curricular do Curso Técnico em Automação Industrial