Instituição

A CERTEZA DE QUE É POSSÍVEL FAZER ESCOLA PÚBLICA DE QUALIDADE

 Saudações Etespianas. 

 A ETESP é uma escola pública de qualidade. É uma das melhores escolas do país. Esse sucesso é resultado do trabalho coletivo desenvolvido por pais, professores, funcionários, alunos e pela equipe de direção ao longo dos 24 anos de sua história.  Um dos indicadores da qualidade do ensino médio e do ensino técnico da nossa escola foi revelado na pesquisa realizada pelo Datafolha, em abril de 2005.

Nessa pesquisa, a ETESP aparece como uma das 16 escolas (particulares e públicas) de São Paulo, cujos alunos conseguiram entrar nos cursos mais disputados da Universidade de São Paulo - USP. A comunidade ficou orgulhosa por esse reconhecimento e pelas homenagens que recebeu das famílias de vários ex-alunos, de instituições públicas e privadas, de diversas autoridades, inclusive do Coordenador do Ensino Técnico, da Diretora Superintendente do Centro Paula Souza e do Governador do Estado de São Paulo. 

Outro indicador da qualidade foram os resultados da avaliação de nossos alunos no Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM dos últimos cinco anos. A ETESP obteve excelente colocação, destacando-se entre as primeiras colocadas dentre as escolas públicas e privadas da cidade de São Paulo e conquistando, durante esses anos, a primeira colocação entre as escolas públicas estaduais de São Paulo.

No ENEM 2012, a ETESP mais uma vez provou que segue na direção correta da busca da qualidade da educação pública que oferece à sua comunidade. De novo, obteve o 1º lugar dentre as escolas públicas estaduais de São Paulo e o 5º lugar dentre as escolas públicas do país.

Segundo o Sistema de Avaliação Institucional – SAI 2012, aproximadamente 89% dos egressos do Ensino Técnico conseguem vagas no mercado de trabalho na sua área de formação técnica ou mantém o emprego depois de formado, melhorando seu desempenho profissional. A Escola mantém parcerias com inúmeras instituições e empresas, visando aumentar as possibilidades de estágios supervisionados durante a realização de seu curso.

O segredo desse sucesso está associado ao modelo de gestão democrática e participativa que delineou o projeto político pedagógico da ETESP nas gestões de Miguel Russo, Laura Laganá, Márcia Loduca e, atualmente, na de Carlos Augusto de Maio. Esses dirigentes conquistaram o apoio efetivo da comunidade escolar e do Centro Paula Souza para a realização de um grande sonho: mostrar à sociedade que é possível oferecer aos jovens e adultos, com transparência e determinação, uma escola pública seguindo normas de qualidade.

As homenagens devem ser atribuídas aos verdadeiros atores sociais da luta cotidiana pela valorização da educação: pais, professores, coordenadores, funcionários, alunos, Associação de Pais e Mestres e Grêmio Estudantil, que se engajaram no sonho dos idealizadores desse projeto pedagógico. Esse trabalho da comunidade tornou-se fundamental para a consolidação de um dos objetivos da ETESP: proporcionar aos jovens e adultos, conhecimentos sólidos e formação ética e cidadã para que eles possam prosseguir estudos em excelentes universidades e formação profissional compatível com as exigências do atual mercado de trabalho.

A história desse sonho deve continuar. Isso depende de todos que defendem uma educação verdadeiramente transformadora e de qualidade. Seja um etespiano: sonhe e participe das decisões não apenas para manter a qualidade do ensino da ETESP, mas para que possamos juntos melhorar a qualidade da educação pública do nosso país.  

 

Elizabete Rodrigues Oliveira

Ex-Coordenadora Pedagógica da ETESP 1988 a 2009

Texto atualizado em Janeiro 2012