Projeto Político Pedagógico

O Projeto Político Pedagógico da ETESP é fruto do trabalho coletivo de sua comunidade escolar, refletindo os objetivos e os príncipios filosóficos de seus atores sociais: alunos, professores, pais, funcionários e equipe de direção. 

Todo o trabalho pedagógco desenvolvido baseia-se na construção de uma escola pública de qualidade, que garanta aos educandos uma fomração que lhes proporcionem competências, habilidades e bases tecnológicas/ científicas relacionadas ao mundo científico  e do trabalho, à prática social e ao efetivo exercício da cidadania.

Para isso, o Projeto Político Pedagógico foi delineado visando garantir:

1) os princípios de liberdade, responsabilidade e de solidariedade humana como fatores elementares para a sociedade democrática; 
2) a liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento , a arte e o saber; 
3) a ética, o pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas; 
4) o apreço à tolerância e combate a quaisquer formas de discriminação;
5) a valorização do profissional da educação escolar; 
6) a valorização das ideias e da experiência escolar. 

Durante o processo de execução de nossa Proposta Pedagógica serão considerados como fatores cruciais para a qualidade da educação oferecida aos nossos educandos:

1) o ensino por competências com foco no desenvolvimento articulado dos conhecimentos, habilidades, bases tecnológicas/científicas, valores e atitudes;

2) a valorização das competências socioemocionais;

3) a Coordenação Pedagógica desempenhando o papel de formadora, orientadora do trabalho coletivo e elo entre as pessoas, o projeto político–pedagógico e o currículo;

4) o Atendimento Educacional como apoio aos processos de aprendizagem e, principalmente, à inclusão de alunos com necessidades educativas especiais;

5) o estímulo à pesquisa, a apropriação e a produção de conhecimentos necessários à compreensão e intervenção na realidade social;

6) a interação entre educador e educando como um dos elementos fundamentais do processo de ensino e de aprendizagem;

7)  o trabalho em equipe e a interação do grupo como facilitadores da produção de conhecimentos e do espírito de coletividade;

8)   o estímulo constante à leitura de livros e de outros materiais didáticos como fonte inesgotável do saber e da reflexão;

9)  o incentivo ao desenvolvimento do espírito empreendedor;

10) o despertar da construção da consciência dos direitos de cidadania, das ações solidárias e da preservação ambiental;

11) a constante formação docente e técnico-administrativa como fator imprescindível para a ação educativa;

12) a avaliação contínua do educando como forma de rever métodos e procedimentos
no processo de ensino e de aprendizagem;


13) a avaliação formativa do trabalho desenvolvido pelo corpo docente, técnico-administrativo e equipe de direção;

14) o enriquecimento do currículo, por meio de práticas e ações educativas, que atendam às novas demandas educacionais;

15) o uso de novas Tecnologias da Informação e Comunicação;

16)  o fortalecimento das instituições auxiliares e colegiados;

17)  a intensificação da integração Escola - Comunidade - Empresas. 

 

Plano Plurianual de Gestão 2021 - 2025